MARA EVENTOS MUSICAIS


http://mharamusicaecultura.blogspot.com.br/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Egito - História da Música


O povo egípcio representa a civilização mais antiga do qual temos conhecimento.

A música do Egito tem sido uma parte integrada à cultura egípcia desde tempos antigos. Os egípcios acreditavam que um de seus deuses, Thoth, inventara a música e que Osíris fez uso dela como parte de seus esforços para civilizar o mundo. O mais antigo material e evidência de representação musical dos instrumentos utilizados pela música egípcia datam do período Pré-Dinástico, (dentre 6000 e 4000 a. C quando a música era usada para acompanhar a dança, a qual era a principal manifestação cultural do Egito).

Usavam harpas, flautas e duplos clarinetes no período do Império Antigo. Instrumentos de percussão, harpas e alaúdes foram adicionados às orquestras a partir do Império Médio. Pratos frequentemente acompanhavam música e dança, e ainda continuam o fazendo no Egito atualmente.
 
Faziam escalas de sete notas e usavam principalmente instrumentos de corda, como a harpa e o alaúde. Usavam também flautas feitas de osso e com o passar do tempo, vieram a fabricá-las também em metal. Como instrumentos de percussão, usavam o os tambores de guerra, címbalos feitos de bronze. A Música e os músicos gozavam de grande prestígio dentro da comunidade. 

Tanto na música religiosa, quanto na de guerra e mesmo na recreativa, os egípcios davam preferência às expressões elevadas e serenas, dando-lhes destaque no culto aos deuses, nos banquetes e cerimônias. A Música era praticada em coletividade, inclusive com a participação feminina.

Em geral, a música moderna Egípcia mistura tradições antigas com elementos turcos, arábicos e ocidentais.

No último terço do século XX a música egípcia foi uma forma de comunicação problemas de classes e da sociedade. Alguns dos mais famosos cantores pops egípcios são Mohamed Mounir e Amr Diab.

A flauta egípcia, chamada de ney, é habitualmente tocada em mulids. A música litúrgica da Igreja Copta também constitui um elemento importante da música egípcia e diz ter preservado muitas características da música egípcia antiga.

hathor imageA música foi encontrada em inúmeros contextos no Egito: templos, palácios, oficinas, fazendas, campos de batalha e tumbas. A música, também integrava as cerimônias religiosas no Egito Antigo, haviam deuses e deusas associados com a música, como por exemplo Hathor, deus do amor, alegria, dança, vinho, festas e fertilidade.

Hathor, a deusa da família real, o sol, a dança, as artes, a música, e do céu, era adorado em pré-dinásticas vezes no Egito. Hathor é uma deusa-mãe, também como Isis. Hathor é descrita como uma mulher com orelhas de vaca e disco solar na cabeça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!