MARA EVENTOS MUSICAIS


http://mharamusicaecultura.blogspot.com.br/

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.

Indico a leitura de diversas obras, que estão disponíveis através do Domínio Público, site mantido pelo governo federal com obras que estão em domínio público, ou seja, podem ser baixados, copiados, impressos e muito mais.

A lista e link para os 305 livros da Biblioteca do Domínio Público estão à esquerda neste  blogue, é só clicar no nome do livro de seu interesse e baixá-lo.

Boa leitura!!!!

Fonte:http://www.joildo.net

NELSON CAVAQUINHO - Aniversário


Nelson Antônio da Silva nasceu no Rio de Janeiro
 em 29 de outubro de 1911.


A música nasceu cedo em Nelson. Seu pai, Brás Antônio da Silva, tocava tuba na Polícia Militar. Nas tardes de domingo, a família se reunia, seu tio Elvino tocando violino e Nelson tentando acompanhá-lo num instrumento feito em casa: uma caixa de charutos com alguns arames esticados. Sua mãe, Maria Paula da Silva, era lavadeira no Convento de Santa Tereza e cuidava de seus cinco irmãos.

Demonstrando uma habilidade natural para o instrumento, Nelson compôs um choro, “Queda”, que o fez tornar-se respeitado como músico, passando a ser chamado para fazer shows.  Felizmente,  ganhou um cavaquinho de presente.
A voz rascante, lixada pelo líquido de um milhão de botequins, fluía acompanhada pelo som beliscado das cordas feridas por dois dedos - técnica e estilo reconhecíveis a quilômetros. "Sei que estou / nos últimos degraus da vida / meu amor..." cantava o profeta dos desenganos, o arauto das desilusões, o menestrel da angústia. 



O eterno pavor da morte refletindo-se nas letras doloridas de seus sambas, nos dramas de seus personagens, nas inquietudes de suas musas. Rei dos botequins do Rio de Janeiro, tinha seu quartel-general nos balcões molhados da praça Tiradentes. Nesses cenários encontrava seus iguais, suas inspirações, sua forma de viver e ser feliz a sua maneira. A Nelson não interessavam fama e fortuna.

domingo, 28 de outubro de 2012

Hans Werner Henze - compositor e maestro alemão

O compositor e maestro alemão Hans Werner Henze, um dos mais importantes de sua geração na Alemanha, morreu neste sábado (27) aos 86 anos, informou à imprensa sua editora musical, Schott Music.
 
"Hans Werner Henze, um dos mais versáteis e influentes compositores de nossa era, morreu", anunciou a empresa em seu site oficial, acrescentando que o músico estava na cidade de Dresden.
 
Nascido no dia 1º de julho de 1926, Henze deixou uma grande obra, que inclui mais de 40 óperas, 10 sinfonias, vários concertos, música de câmara e oratórios.
 
Identificado com a política de esquerda, Henze trocou a Alemanha pela Itália em 1953. Filiado a partido comunista local, homenageou Ho Chi Minh e Che Guevara em algumas composições.
 
"Sua obra combina uma beleza atemporal e o compromisso político contemporâneo", disse a editora.
 
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Milton Nascimento - FELIZ ANIVERSÁRIO



Cantor e compositor Milton Nascimento completa 70 anos hoje. Em sua homenagem e para seus fãs estou colocando sua biografia, escrita por Maria Dolores, autora do livro "Travessia - a vida de Milton Nascimento".




 

 
NAS ESQUINAS DO MUNDO
Biografia de Milton Nascimento escrita por Maria Dolores

Dia vinte e seis de outubro de 1942, seis horas da tarde, a hora do ângelus. Na rádio toca a Ave Maria e nos corredores da Casa de Saúde de Laranjeiras um choro divide o silêncio com a melodia. É um bebê que acaba de nascer, seu nome: Milton do Nascimento...

Milton Nascimento passou os dois primeiros anos da sua vida num sobrado na rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Rio de Janeiro, onde sua mãe, Maria do Carmo do Nascimento, trabalhava como doméstica.

Desde o primeiro dia em que chegou ali, recém-nascido, tornou-se membro da família Pitta Silva, apadrinhado pelos donos da casa, Edgard e Augusta, e criado sob os cuidados e o carinho das filhas do casal, Lília e Dulce, principalmente Lília. Era ela quem passava a maior parte do tempo na companhia do menino e que lhe deu o apelido de Bituca, em uma referência aos bicos que fazia ao ser contrariado.

Foi nesses primeiros anos, cercado pelo amor da mãe e das pessoas da família, que Milton começou a mostrar seu entrosamento com a música, ao descobrir o piano antes mesmo de completar um ano. Bastava Lília iniciar seus estudos no instrumento e o pequeno engatinhava até ela, ficava de pé, apoiando-se no banquinho, e balançava o corpo no ritmo da melodia. Ela então o colocava sobre o colo para que ele pudesse se divertir, brincando com as teclas brancas e pretas do instrumento.

Em 1945, com pouco mais de dois anos de idade, a vida de Milton vira de ponta cabeça. Sua mãe morre em decorrência de uma tuberculose e ele vai morar com a avó materna na cidade mineira de Juiz de Fora. É a primeira vez que se vê longe do sobrado da Conde de Bonfim e, apesar do carinho da avó biológica, não consegue se adaptar ao novo lar. A sensação é de tristeza, e banzo.






Justin Bieber - artista da era digital


 Justin Bieber é um artista da era digital.

E a prova é que ele bateu mais um recorde nessa semana.

Depois do clipe Beauty and a Beat chegar aos 40 milhões de visualizações em apenas 5 dias, o Justin se tornou a primeira pessoa a ultrapassar a marca de três bilhões de acessos no Youtube.

Não é pra qualquer um não, viu?

E os números dos últimos clipes do astro são surpreendentes.

Enquanto o vídeo de As Long As You Love Me, lançado há dois meses, já passou dos 70 milhões, Boyfriend, por sua vez, já foi visto 168 milhões de vezes.

Pra quem não se lembra, a carreira do Justin Bieber começou justamente no Youtube, quando foram publicados vídeos dele quando ainda era criança fazendo covers de artistas como UsherJustin Timberlake.

Fonte: http://www.mixfm.com.br/

Beethoven - arranjo é encontrado após dois séculos

Peça de 1820 é uma harmonia para um canto gregoriano de mil anos de idade.

Quase dois séculos depois, um arranjo até então desconhecido do compositor alemão Ludwig van Beethoven, feito para um antigo hino religioso, foi descoberto em uma biblioteca de Berlim.

Há exatamente 192 anos, o compositor escreveu uma harmonia para o canto gregoriano "Pange Lingua", modificando o tom na escala musical, segundo o professor da Universidade de Manchester, Barry Cooper, responsável pela descoberta. A passagem foi escrita em um caderno, mas já havia sido considerada um exercício ou um esboço para outra peça.

O professor Cooper reconheceu a melodia do hino e identificou a peça de dois minutos como uma obra de Beethoven até então desconhecida. Principal especialista sobre o compositor, ele disse que se tratava de um exemplo raro do compositor escrevendo música religiosa. "Fiquei muito surpreso quando descobri isso - eu não imaginava que ele havia escrito algo assim", disse ele.

O caderno, que está na Biblioteca Estadual de Berlim, data de cerca de 1820. E foi transcrito e publicado em 2010. 

Fonte e mais informações: http://ultimosegundo.ig.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

TEATROS - Endereços em Porto Alegre

ENDEREÇO DOS TEATROS DE PORTO ALEGRE - RS

Auditório do Instituto Goethe
R. 24 de Outubro 112 
Auditorium Tasso Corrêa
R. Senhor dos Passos 248 
Auitório Araújo Viana
Av. Osvaldo Aranha s/n°
Capela da Comunidade Evangélica Luterana Concórdia
Av. Cel. Lucas de Oliveira 894
Casa de Teatro
R. Garibaldi 853
Sala Álvaro Moreyra - Centro Municipal de Cultura
R. Erico Verissimo 307

Sala Qorpo Santo - Campus Central da UFRGS
Av. Eng. Luiz Englert s/n°

Salão de Atos da PUCRS
Av. Ipiranga 6681, prédio 4
Teatro Bruno Kiefer - CCMQ
R. dos Andradas 736
Teatro Carlos Carvalho - CCMQ
R. dos Andradas 736
Teatro CIEE
Rua Dom Pedro II 861
Teatro da AMIRGS
Av. Ipiranga 5311
Teatro da Amrigs
Av. Ipiranga 5.311
Teatro da Cia de Arte
R. dos Andradas 1.780 
Teatro da Hebraica
Rua General João Teles 508 
Teatro da Hebraica
Rua General João Telles 508
Teatro da Transcendência - Centro de Integração e Arte
R. Vieira de Castro 145

Teatro de Arena
Av. Borges de Medeiros 835
Teatro de Câmara Túlio Piva
R. da República 575 
Teatro do Bourbon Country
Av. Túlio de Rose 80 
Teatro do IPE
Av. Borges de Medeiros 1.945 
Teatro do Museu do Trabalho
Rua dos Andradas 270 
Teatro do Sesc
Av. Alberto Bins 665
Teatro do Sesi
Av. Assis Brasil 8.787
Teatro Elis Regina
Av. João Goulart 551 
Teatro Glênio Peres - Câmara Municipal
Avenida Loureiro da Silva 255
Teatro Nilton Filho
Av. Grão Pará 179 
Teatro Novo DC
Frederico Mentz 1561
Teatro Renascença
Av. Érico Veríssimo 307
Teatro Sinduscon
Av. Augusto Meyer 146 
Teatro Zé Rodrigues
R. Paulo Setúbal 117
Tepa - Teatro Escola de Porto Alegre
Av. Cristóvão Colombo 400
Terreira da Tribo
R. Dr. João Inácio 981
Theatro São Pedro
Praça Mal. Deodoro s/nº

COIMBRA - Festival de Música - FESMUC 2012



Festival de Música de Coimbra


Mais uma edição do Festival de Musica de Coimbra – FESMUC 2012.

Ciclo de concertos em que o instrumento “Piano” esteja sempre presente, acontecerá entre 27 de outubro à 8 de dezembro.

No Festival de Música de Coimbra (FESMUC) deste ano as propostas vão desde a área do canto coral, ao jazz, passando pela percussão ou instrumentos de sopro....

O FESMUC apresenta um repertório que abrange vários estilos de música, desde a clássica, ao jazz e à “voz cantada”, num total de 21 concertos, sendo que sete deles se realizam em Arganil, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Tábua.

Programação:

Outubro



27 OUTUBRO | 21H30
COIMBRA | Teatro Académico de Gil Vicente
António Pinho Vargas, piano

30 OUTUBRO | 21H30
COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra
João Vasco, piano
Tiago Figueiredo, operador de vídeo

31 OUTUBRO | 21H30
COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra
Cláudia Franco, voz 
Michael Kotzian,
 piano

Novembro

 

2 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Recital de Piano

Ilaria Loatelli, piano

2 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Praça 8 de Maio

Dixie Gringos – Jazz Band

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

3 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Recital de Piano

Vladimir Viardo, piano

3 NOVEMBRO | 21H30

FIGUEIRA DA FOZ - Sede da Sociedade Filarmónica Paionense – Paião

Dixie Gringos – Jazz Band

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

3 NOVEMBRO | 21H30

FIGUEIRA DA FOZ - Sede da Sociedade Filarmónica Santanense – Santana

Sax Ensemble

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

3 NOVEMBRO | 21H30

CANTANHEDE | Igreja Paroquial da Pocariça

Canticus Camerae

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

4 NOVEMBRO | 18H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Orquestra Clássica de Espinho

Manuel Araújo, piano 
Sérgio Alapont, maestro

8 NOVEMBRO | 21H30

TENTÚGAL | Igreja da Misericórdia De Tentúgal

Combo Jazz

Grupo de alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra
CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

9 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Recital de Piano

António Rosado, piano

10 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Drumming – Grupo de Percussão

Miguel Bernat, direcção
Sérgio Carolino, tuba

10 NOVEMBRO | 21H30

TÁBUA | Igreja Matriz

Quarteto de Saxofones Jean Yves Fourmeau

CONCERTO PROMOVIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE TÁBUA

10 NOVEMBRO | 21H30

SEIXO DE MIRA | Salão Paroquial do Seixo de Mira

Canticus Camerae

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

11 NOVEMBRO | 18H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Ensemble Palhetas Duplas

Margarida Prates, piano 
Alberto Roque, maestro convidado

15 NOVEMBRO | 21H30

COVÕES - CANTANHEDE | Auditório da Sociedade Filarmónica de Covões

Big Band 12’13

Grupo de alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra
CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

17 NOVEMBRO | 21H30

COIMBRA | Igreja da Sé Velha

Encontro de Música Sacra

Coro de Câmara “Canticus Camerae” 
Choral Poliphonico de Coimbra
Vozes Brancas da Academia Martiniana
CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL

17 NOVEMBRO | 21H30

ARGANIL | Auditório da Cerâmica Arganilense

Sax Ensemble

CONCERTO FUNDAÇÃO INATEL
 
 
Dezembro


7 DEZEMBRO | 21H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Coro Alma de Coimbra


8 DEZEMBRO | 18H30

COIMBRA | Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Coro Sinfónico Inês de Castro


O festival é organizado pela CMC, UC, Teatro Académico Gil Vicente, Fundação Inatel, Fundação António Fragoso, Conservatório de Música de Coimbra e Jazz ao Centro Clube. 
Fonte e mais informações: www.fesmuc.com.